A terceira questão que propus ao vereador Donato tem a ver com o lixo. Aponto algumas causas que eu,como cidadã observo.
Vamos ler agora o que o vereador Donato pensa a respeito.3- Infelizmente a cidade de São Paulo sofre muito com o lixo deixado pelos próprios cidadãos nas ruas. Este lixo é um dos grandes responsáveis pelo entupimento do sistema de esgoto e um aliado em alagamentos. Sabe-se que este lixo tem basicamente três origens: esgotos e lixo que são despejados sem tratamento em córregos, sacos de lixo deixados fora de horário nas calçadas e o lixo que é jogado no chão pelos munícipes pelos mais variados motivos. Infelizmente este último fator muitas vezes é provocado pelo comércio irregular. Quais são as ações da prefeitura para inibir o comércio irregular? Existe algum programa da prefeitura sendo feito para profissionalizar os ambulantes e encaminhá-los ao empreendendorismo? O senhor tem algum projeto com relação a isto?
"A questão do lixo em São Paulo é mais um dos inúmeros desafios de nossa cidade. Infelizmente a atual gestão não tem dado respostas a contento pra essas questões. O contrato de concessão da coleta e destino final do lixo, tem inúmeros instrumentos que se aplicados permitiriam uma cidade muito mais saudável. O contrato previa a criação de mais 17 centrais de triagem de coleta seletiva, chegaríamos a 31, uma por subprefeitura. Além disso, previa a conteinirizacao do lixo domestico. Ou seja ao invés de deixar o saco plástico na calcada, o depositaríamos em um contêiner colocado em cada quarteirão, como as grandes cidades do mundo fazem, evitando que esse lixo seja destruído por animais ou carregado pelas enchentes, causando ainda mais problemas. Esses investiemntos que estão no contrato da concessão e já deveriam estar implantados foram jogados pelo governo Serra na época para 2016. Uma economia financeira e um enorme prejuízo ambiental. Na câmara participei da comissão de estudos do lixo da cidade e mais uma vez tenho a convicção que não se trata de falta de leis e sim de cuprir as existentes. Quanto ao comércio ambulante, recentemente foi aprovado pela Câmara Municipal a operação delegada, que permite à PM atuar na repressão ao comércio irregular. Mas, sem dúvida, não basta reprimir, mas também proporcionar alternativas àqueles que estão nesse comércio. Vou analisar o que já existe e quem sabe tentar apresentar alguma alternativa nessa área." (Vereador Donato)
Na verdade todos nós gostaríamos de entender o que a prefeitura tem feito com relação a este problema tão sério que o lixo e sua destinação em nossa cidade. O vereador aponta algumas alternativas ainda não implementada pela Prefeitura para destinação dos detritos e promete trazer depois outros esclarecimentos a este respeito.
Eu me sinto muito incomodada, como cidadã, com a quantidade de lixo jogado de qualquer jeito pelas ruas pelas próprias pessoas que vivem na cidade.
Não basta só pensar não é mesmo? Reduzir, repensar, reutilizar, reciclar e recusar são alternativas individuais que cada um de nós podemos adotar. Eu tenho tentado e você, o que faz para deixar a cidade mais limpa?
Não basta só pensar não é mesmo? Reduzir, repensar, reutilizar, reciclar e recusar são alternativas individuais que cada um de nós podemos adotar. Eu tenho tentado e você, o que faz para deixar a cidade mais limpa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário