domingo, 27 de março de 2011

Entrevista com o vereador Donato: transporte público

Hoje publico a quarta parte da entrevista com o vereador Donato. Trata-se de um assunto muito importante para a nossa cidade e muito discutido ao longo da semana que passou. Muitos cidadãos paulistanos tem ido às ruas protestar pelo alto preço da passagem e das péssimas condições oferecidas aos usuários.


Vale a pena ler mais este trecho da entrevista. Estamos vivendo um momento que se não cobrarmos dos nossos governantes políticas públicas permeadas de ações pontuais não teremos como sair de casa.

É conhecida a luta do senhor com relação aos meios de transporte. Esta semana (já faz tem que fiz a entrevista) ouvi no noticiário que serão implantados corredores de ônibus na região da Berrini. Outras regiões de São Paulo também necessitam com urgência de corredores de ônibus, como a Avenida Interlagos, que liga o extremo sul da capital com o centro da cidade e recebe minahres de ônibus lotados todos os dias. Existe algum projeto para que se faça um corredor de ônibus nessa avenida? Quais são os principais entraves que dificultam a realização de um projeto como este?

A cidade de São Paulo conta com cerca de 110 km de corredores de ônibus. Necessita de mais de 300 km. Infelizmente na atual gestão foi concluído apenas alguns quilômetros do antigo fura-fila, mais nada de investimento em corredores. Em 2007 o Secretário de Transportes anunciou 5 novos corredores. Nenhum saiu do papel. Agora novo anúncio, o corredor Celso Garcia e o Berrini. Suspeito que foram anúncios improvisados no calor da disputa sobre o absurdo aumento da tarifa de ônibus. Até onde estou informado nem os projetos desses corredores foram contratados. De qualquer forma, espero que avancem, mas sem dúvida precisamos de um governo que enfrente a questão do modelo de mobilidade na cidade. Voltado ao transporte individua,l e que não funciona mais nem pra quem tem carro e pra quem anda de ônibus, no governo Marta existiam estudos para o corredor Interlagos/W.Luiz/23 de maio. Acho que é um corredor bastante importante, mas o fundamental é ter uma política agressiva de construção de corredores de ônibus por toda a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário