quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alguns comentários sobre a educação

No site do Vereador Donato há várias notícias a respeito do que se tem feito referente à Educação e Transporte no nosso município, São Paulo, e que me interessam particularmente.
Nesta matéria, por exemplo, fala-se sobre o fato de a educação infantil não estar universalizada em nosso município, isto é, não tem vagas para todas as crianças.
Muitas vezes são oferecidas vagas longe das casas das crianças em escolas de Educação Infantil, o que gera a necessidade do Transporte Escolar Gratuito, o TEG. Sou professora e trabalho em uma escola que não atende a comunidade do entorno, cujos alunos dependem do TEG. Como consequência, não há participação das famílias na escola devido a distância. Quando leio que a Prefeitura fará cortes no TEG, particularmente, aprovo esta ideia.
É muito bom ter alunos que estudam no bairro da escola, encontrar pais que foram alunos, construir com as famílias uma identidade escolar. Torço para que os problemas com a falta de vagas sejam resolvidos através da abertura de vagas nas imediações das residências dos alunos e não para que aumente o número de TEGs.
Sobre as escolas construídas para acabar com o turno da fome é importante dizer que está acabando apenas para os alunos. Meu turno como professora é o da fome! Tenho 15 minutos de intervalo que aproveito para almoçar correndo o alimento que levo de casa, pois é proibido aos professores comer a merenda junto com seus alunos (o que seria muito interessante, já que o professor é adulto, modelo para os pequenos).
Para finalizar quero agradecer ao Vereador Donato pelo apoio às  férias coletivas dos professores de Educação Infantil. Eu sei que sempre terei direito às férias, no entanto as férias coletivas dão oportunidade às crianças de ter convívio com seus familiares, construir lembranças, de educação. A educação é dever de todos e deve ocorrer em todos os lugares. Por experiência percebo que quanto menos oportunidade  a criança tem de conviver com sua família mais problemas enfrentam no que se refere à construção de valores.
Por hoje é isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário